Fluxo de caixa e valorização: por que ambos são importantes para os investidores

Notícias > Artigo do Blog > Fluxo de caixa e valorização: por …

Fluxo de caixa e valorização: por que ambos são importantes para os investidores

Se você desejar criar um portfólio adequado às suas metas de curto e longo prazo, é importante considerar o tipo de retorno que seus investimentos podem oferecer. No mundo imobiliário, seus investimentos imobiliários podem gerar um fluxo de caixa sólido por meio de receitas de aluguel e fornecer retornos de longo prazo por meio da valorização. Ambos têm seus méritos, dependendo de seus objetivos e estratégia de investimento e, muitas vezes, você pode usufruir de ambos dentro de seu portfólio imobiliário.

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre fluxo de caixa e valorização e como eles podem se encaixar em sua estratégia de investimento.

O que é fluxo de caixa?

Em um investimento imobiliário, o fluxo de caixa é o “fluxo” regular de dinheiro que os proprietários ou investidores cobram pelo aluguel de seus imóveis. Depois de cobrir todas as despesas, tais como hipoteca e impostos (se você for o proprietário), o dinheiro restante é seu, para usufruí-lo como renda. Com frequência você ouvirá referência a isto como o “rendimento de aluguel”, que pode ser aferido com antecipação ao utilizar-se este cálculo simples:

Rendimento de aluguel (em porcentagem) = (entrada de aluguel mensal multiplicado por 12) dividido pelo valor do imóvel.

Quanto maior for a porcentagem, melhor será o rendimento do imóvel ou o potencial de fluxo de dinheiro vivo.

Benefícios do fluxo de caixa

O investimento de fluxo de dinheiro vivo é ideal para investidores que desejam um fluxo regular e confiável de ganhos. Tanto pode ser para financiar sua aposentadoria ou para ajudá-lo a incrementar seus ganhos mensais em conjunto com o seu trabalho habitual. E, caso você escolher uma área com alta demanda de aluguel, provavelmente vai ser simples manter seu imóvel ocupado por inquilinos.

Se você optar por um imóvel adquirido para alugar, totalmente mobiliado, tais como as oferecidas por Bricksave, inclusive reduzirá muitas das despesas iniciais e poderá usufruir de seus ganhos potenciais com antecedência. Você receberá ganhos assim que o imóvel estiver ocupado, o que o converte em uma excelente opção para aqueles que procuram um rendimento a curto prazo.

Inconvenientes do fluxo de caixa

Os imóveis que possuem um grande desempenho no mercado de aluguéis nem sempre são valorizados de forma representativa. Por exemplo, o mercado imobiliário de Detroit é um lugar bastante acessível para os investidores comprarem imóveis e usufruírem de entradas por aluguel por longo prazo. A média dos aluguéis em Detroit cresceram quase 23% nos últimos três anos, e 44% da população da cidade aluga suas casas.

No entanto, apesar de os preços dos imóveis estarem aumentando a um ritmo modesto, a falta de crédito disponível dificulta, aos possíveis compradores, que tenham acesso ao imóvel. Utilizar um serviço de crowdfunding imobiliário para obter sua parte de um imóvel desejável é uma excelente maneira de evitar investir muito em um imóvel com um potencial de valorização limitado. Você também poderá evitar o caráter potencialmente lento de ter que cobrar os pagamentos de aluguel.

O que é a valorização?

Se você estiver investindo com metas a maior longo prazo em mente, a valorização poderia ser a opção correta. Esta estratégia consiste em investir em mercados que parecem crescer em popularidade e preço, para vender o imóvel por um valor mais alto do que você pagou por ele.

Em lugar de obter entradas regulares de fluxo em dinheiro vivo ou, com frequência, ao mesmo tempo, você receberá um retorno de investimento quando o imóvel for vendido. Mercados como os da Suíça, onde os preços dos imóveis permaneceram "resilientes" durante a pandemia e onde prevê-se que aumentem em 3% em cidades importantes como Genebra, ao longo de 2021, são lugares atraentes e confiáveis ​​para investidores em busca de valorização.

Benefícios da valorização

Ao esperar pelo menos alguns anos, você poderia usufruir de retornos muito mais elevados que aqueles que receberia do fluxo de caixa mensal ou trimestral. A valorização é uma boa estratégia se você está poupando para a aposentadoria ou investindo e, assim, você terá algo a deixar para seus filhos. Tudo o que você precisa fazer é investir e esperar pacientemente que o imóvel ou imóveis escolhidos aumentem potencialmente de valor.

A valorização também pode ser mais eficiente do ponto de vista tributário, uma vez que você não terá renda tributável regular todos os meses. E se você comprar sua parte de um imóvel por meio de uma plataforma de crowdfunding imobiliário, não terá que se preocupar com despesas ocultas ou chegar a uma quantia considerável de dinheiro para comprar o imóvel de forma direta.

Inconvenientes da valorização

Um dos pontos fundamentais a considerar-se ao investir tendo a valorização como objetivo é que os retornos passados nem sempre garantem um rendimento futuro positivo. O preço médio do imóvel no mercado escolhido pode ter subido USD 100.000 nos últimos 10 anos; porém, uma recessão financeira repentina pode fazer com que os preços se estagnem ou mesmo caiam.

No entanto, existem formas de minimizar os riscos. Optar por possuir uma parte de um imóvel por meio de crowdfunding reduzirá o dinheiro em jogo, permitindo que você construa seu portfólio com imóveis em outras regiões e moedas, ao lado de diferentes tipos de investimentos. Caso o imóvel escolhido não se valorizar conforme o esperado, você terá um plano de respaldo sólido.

Investir com crowdfunding imobiliário

Caso você estiver procurando uma maneira de investir pequenas quantias em uma variedade de imóveis internacionais, optar por uma plataforma de crowdfunding imobiliário confiável, tal como Bricksave, é uma escolha inteligente. Você pode investir em imóveis em localizações que oferecem excelente fluxo de caixa e forte potencial de valorização, em alguns dos mercados de maior demanda do mundo.

Clique aqui para saber mais sobre como funciona nossa inovadora e intuitiva plataforma de investimento.

Imóveis disponíveis